Decorreu no dia 18 de maio, no Auditório do Edifício do Poder Local, no Feijó, a segunda reunião da Comissão Social de Freguesia (CSF).
Nesta reunião foi aprovado o Regulamento, constituído o Grupo de Trabalho para a elaboração do Plano de Ação e escolhido o logótipo
da CSF.
Foi ainda apresentado pela Santa Casa da Misericórdia de Almada o balanço do programa DLBC Urbano - Desenvolvimento Local de Base Comunitária.
Refira-se que, as Comissões Sociais de Freguesia, criadas pelo Despacho Normativo nº 8/2002 de 12 de Fevereiro, pretendem dinamizar sinergias
de âmbito territorial da Freguesia, fomentando uma rede de parcerias locais de apoio social integrado, através da conjugação de esforços, visando a atenuação das assimetrias sociais e combate à exclusão.
Cabe à Comissão Social de Freguesia promover o desenvolvimento e a promoção de respostas locais, através do incentivo ao estabelecimento
de parcerias no âmbito de Programas e Projetos de desenvolvimento local, com vista à melhoria e qualificação das respostas de solidariedade social.
No âmbito da Rede Social do Município de Almada, a Comissão Social de Freguesia de Laranjeiro e Feijó, adiante designada por CSF de Laranjeiro e Feijó, é um órgão que visa dinamizar e articular todos os esforços das entidades públicas e privadas existentes no âmbito da freguesia, na análise dos problemas, procurando soluções adequadas aos mesmos, visando a sua resolução.
A CSF de Laranjeiro e Feijó é constituída e presidida pelo Presidente da Junta de Freguesia ou por outrem por ele mandatado, o qual será o dinamizador desta Comissão e da parceria local, e por entidades públicas e privadas com e sem fins lucrativos, com intervenção direta ou indireta de âmbito social na Freguesia, e por todas aquelas que a ela adiram de livre vontade, sendo obrigatório que estas entidades pertençam ao Conselho Local de Ação Social de Almada, adiante designado por CLASA.
A CSF de Laranjeiro e Feijó é um órgão que tem os seguintes objetivos: desenvolver uma parceria efetiva e dinâmica que articule a intervenção social dos diferentes agentes locais; participar no planeamento integrado e sistemático do desenvolvimento social, potenciando sinergias, competências e recursos a nível local, e garantir uma maior eficácia ao nível da Freguesia de Laranjeiro e
Feijó, incidindo sobre o conjunto de respostas sociais.
Fazem parte da Comissão Social de Freguesia as seguintes instituições:
Junta de Freguesia de Laranjeiro e Feijó
Câmara Municipal de Almada
Instituto da Segurança Social - Centro Distrital
ACES – Agrupamento dos Centros de Saúde de Almada e Seixal
Ad Sumus
Agrupamento de Escolas António Gedeão
Agrupamento de Escolas Francisco Simões
Agrupamento de Escolas Professor Ruy Luís Gomes
Agrupamento de Escolas Romeu Correia
Alma Alentejana
ARPILF – Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos do
Laranjeiro/Feijó
ASDL – Associação de Solidariedade e Desenvolvimento do Laranjeiro
Associação de Coletividades do Concelho de Almada
Associação de Paralisia Cerebral de Almada e Seixal
Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Cacilhas
Associação Portuguesa de Pais e Doentes com Hemoglobinopatias
Centro Comunitário de Promoção Social do Laranjeiro/Feijó
Centro Comunitário Renascer
CERCISA – Cooperativa de Educação e Reabilitação de Cidadãos
Inadaptados do Seixal e Almada
COOPMEL – Cooperativa Mista de Ensino do Laranjeiro
Instituto de Emprego e Formação Profissional
Liga dos Amigos do Hospital Garcia de Orta
Polícia de Segurança Pública
Re-Food Almada
Santa Casa da Misericórdia de Almada
URPICA – União de Reformados, Pensionistas e Idosos do Concelho de
Almada
Voz do Operário – Espaço Educativo do Laranjeiro