A crise relacionada com a pandemia da Covid19 tem afetado os trabalhadores e as famílias que ao deixarem de trabalhar, pelas mais diversas razões relacionadas com baixas médicas, despedimentos e layoff, ficam com o seu rendimento em risco, tendo maiores dificuldades em fazer face aos gastos familiares.
Devido a isto, várias empresas do setor da eletricidade tomaram algumas medidas que visam proteger os seus clientes face ao cenário de crise atual, tais como:
- Mais flexibilidade no pagamento das faturas da energia: adiamentos e parcelamentos;
- Cancelamento todos os cortes de luz programados;
- Oferta de um mês de luz e gás através da criação de fundos. Veja neste link https://lojaluz.com/fornecedores/goldenergy
- Apelo ao uso de canais alternativos, com reforço da capacidade de resposta através de telefone e internet (tanto para consultas de faturas, pagamentos, alterações contratuais como mudar a potência ou realização de contratos de luz);
Estas medidas além de ser uma tentativa de aliviar o esforço financeiro nesta altura, servem também para evitar que a população se desloque à rua, evitando possíveis contágios.
Tarifa social na energia acumulável
Os consumidores beneficiários do apoio social na energia devem confirmar se o estão a receber na fatura da energia (renovado a cada três meses).
Por outro lado, os consumidores que considerem ter direito, e que não tenham, deverão contactar com as respetivas empresas e questionar sobre a aplicação automática da tarifa social que pode sera acumulada com outros descontos comerciais.
Para mais informações sobre os apoios que fazem parte das medidas de proteção e tarifa social, aceda a: