Os pais, os filhos e o rendimento escolar

Os pais, os filhos e o rendimento escolar

Vivem-se tempos diferentes com a Pandemia COVID19. A telescola foi um desafio para todos, mas um grande desafio também continuará a ser o lidar com o rendimento escolar dos filhos.

O insucesso escolar pode dever-se a imensas causas, mas existem duas mais importantes: a dificuldade de aprendizagem, que usualmente se deteta nos primeiros anos de escolaridade, e os problemas emocionais, mais comuns na adolescência e que se solucionam com alguma atenção por parte da família.

Existem algumas estratégias que podem ser úteis para toda a família:

- Expresse ao seu filho que gosta dele independentemente das falhas e êxitos, mantendo uma boa relação, para que ele possa questioná-lo quando tem dúvidas;

- Aumente o número e qualidade dos momentos em família, procurando atividades de lazer para todo o agregado familiar e que não se relacionem apenas com o trabalho, a escola e o jantar;

- Conheça os amigos dos seus filhos. As relações sociais são importantes para facilitar a aprendizagem e, acima de tudo, preservar o bem-estar físico e psicológico;

- Mostre interesse pelos estudos, pelas aulas, pela turma, os amigos e os professores;

- Elogie tanto os bons resultados como o esforço, premiando o espírito de superação e empenho como valores para conseguir o que quer;

- Organize a sua casa com zonas de lazer e de estudo. Para uma maior concentração e rendimento deverá haver um espaço designado para estudo, bem iluminado (de preferência com luz natural), com temperatura adequada, confortável, e com uma mesa e uma cadeira adaptadas aos seus filhos, permitindo uma boa postura;

- Faça um horário de estudo com os seus filhos, altura em que se comprometem a realizar trabalhos de casa ou outras atividades de estudo. Por outro lado, reserve sempre algum tempo livre sem compromissos, não dê aos seus filhos demasiadas atividades ao longo do dia;

- Recorde com frequência aspetos positivos, não grite nem o trate com indignação quando tem más notas, não o compare com ninguém (nem com o irmão ou amigos) e procure transmitir confiança para que possa ultrapassar os obstáculos;

- Não exija acima das suas possibilidades, apenas fará com que rejeite a escola e os estudos. Os erros e falhas são oportunidades de aprendizagem, deixe que ele se confronte com os seus próprios fracassos;

- Permita que os seus filhos tomem decisões e dê-lhes responsabilidades de acordo com a sua idade.

Quando consultar o médico assistente? Quando se observam mudanças de personalidade, se por exemplo se tornar agressivo quando era uma criança/jovem serena, quando era tranquilo e se mostra angustiado e triste, ou quando se verificam comportamentos de auto ou heteroagressão e consumo de estupefacientes. Deve também cumprir o programa nacional de saúde infantil e juvenil no seu centro de saúde, salientando-se as consultas dos 5 anos, com o objetivo de avaliar da existência de competências para o início da aprendizagem, a consulta dos 6/7 anos, para deteção precoce de dificuldades específicas de aprendizagem, e a consulta dos 10 anos, para preparar o início da puberdade e a entrada para o 5.º ano de escolaridade.

Adaptado do Guia Prático de Saúde da APMCG e da semFYC e das recomendações da DGS e Ordem dos Psicólogos.

Por Margarida Barros Henriques
Médica Interna de Medicina Geral e Familiar da USF Feijó

Tags :
Laranjeiro

Laranjeiro

  • Morada: Terreiro João de Barros 22-C
    2810-232 Almada
  • Tel: + 351 212 509 570
    (chamada para a rede fixa nacional)
  • Email: geral@jflaranjeirofeijo.pt
Feijó

Feijó

  • Morada: Rua da Alembrança, Feijó
    2810-005 Almada
  • Telf: + 351 212 586 230
    (chamada para a rede fixa nacional)
  • Email: feijo@jflaranjeirofeijo.pt
footer_brasao_laranjeiro.png

Redes Sociais

X
Preferencias das Cookies
Usamos Cookies para lhe garantir a melhor experiência no nosso website. Se rejeitar o uso das cookies, o website poderá não funcionar como esperado.
Aceitar todas
Rejeitar todas
Política de Privacidade
Dados analíticos
Registo de dados estatísticos de acesso ao site
Dados estatísticos de acesso ao site
Aceitar
Rejeitar