A hipertensão arterial (HTA) é um problema de saúde que na maioria das vezes não causa nenhum sintoma, sendo muito frequente na população portuguesa e na maior parte dos casos de causa desconhecida. No entanto, é necessário tratar a HTA, caso contrário, poderá danificar os seus órgãos (coração, rins, olhos, etc).
A pressão com que o sangue circula dentro das artérias do corpo, chama-se pressão arterial. A HTA surge quando esta pressão se encontra aumentada de forma crónica. A pressão arterial tem duas medidas: a pressão arterial sistólica (PAS) e a pressão arterial diastólica (PAD).
A PAS diz respeito à pressão com que o coração bombeia o sangue para o resto do corpo. A PAD corresponde ao relaxamento do coração. Quando a pressão sistólica é superior a 140 mmHg e/ou a pressão diastólica superior a 90 mmHg, medidas em pelo menos duas ocasiões distintas, estamos perante uma HTA.
O que deve fazer?
1. Evitar o excesso de sal. Cozinhe com pouco sal e sem cubos de caldo. Retire o saleiro da mesa. Evite os enchidos, os enlatados e os pré-cozinhados. Para beber, opte por água.
2. Deixar de fumar
3. Controlar a sua dieta. Evite as gorduras. Ao almoço e ao jantar procure ter sempre um prato de vegetais (sopa, salada). Se comer algo entre as refeições, escolha uma peça de fruta.
4. Atingir o seu peso ideal. Perder alguns kgs pode ser o suficiente para melhorar.
5. Fazer exercício físico regular: cerca de 20 minutos todos os dias ou uma hora três vezes por semana. Caminhar é um ótimo exercício. A natação e andar de bicicleta são também recomendados.
6. Evitar o álcool em excesso.
7. Pode tomar café e chá em quantidades moderadas (2-3 chávenas por dia).
8. Se sofre de diabetes, controle o açúcar do seu sangue.
9. Não se esqueça de tomar os medicamentos. Cumpra as indicações do seu médico. Não tome medicamentos sem antes o consultar. Alguns podem alterar a pressão arterial.
Quando deve consultar o seu médico de família?
- Quando a sua pressão arterial não está bem controlada apesar de cumprir bem o tratamento (PAS superior a 140 e/ou PAD superior a 90);
- Recorra preferencialmente ao seu médico se a sua PAS for superior a 180 e/ou a PAD superior a 100.
Recorra a um serviço de urgência em caso de:
- Dor de cabeça súbita muito intensa;
- Vertigens;
- Visão desfocada;
- Dor no peito ou sensação de falta de ar.
Adaptado do guia prático de saúde da APMGF e Up to Date
Por Ana Catarina Soares
Médica Interna de Medicina Geral e Familiar da USF Feijó