A Semana Cultural de Laranjeiro e Feijó terminou no dia 8 de julho com mais uma edição do Festival de Folclore, o qual decorreu na Praceta Diogo Couto, no Laranjeiro.
A noite começou com a receção no auditório da sede da Junta de Freguesia aos representantes de todos os Ranchos Folclóricos participantes no Festival, tendo as boas-vindas sido dadas pelo Presidente Luís Palma e o Vogal da Cultura Brás Borges.
Após o merecido momento para jantar, os grupos e os convidados desfilaram até à Praceta Diogo Couto, onde os aguardavam muitos apreciadores desta forma expressão cultural portuguesa.
Antecedendo as atuações foram colocados nos estandartes dos ranchos a respetiva fita de participação nesta iniciativa promotora da nossa cultura popular.
Foram horas de música, tradições, cor e alegria transmitidas pelos ranchos folclóricos convidados e pelo parceiro organizador, o Rancho Folclórico de Praias do Sado.
A iniciativa contou a presença de vários eleitos do Executivo, membros da Assembleia de Freguesia, membros do Movimento Associativo e da Comunidade Educativa.
Nas palavras dirigidas aos presentes, o Presidente da Junta de Freguesia salientou a importância dos ranchos folclóricos que mantêm viva a nossa cultura e a identidade de um povo e as levam por esse mundo fora, mantendo as ligações com as comunidades portuguesas.
Luís Palma agradeceu, ainda, aos trabalhadores pelo seu empenho não só na logística para a realização deste evento, como ao longo destes anos de mandato à frente da Junta de Freguesia de Laranjeiro e Feijó.
A concluir, o Presidente salientou que estes dias têm sido uma prova viva de que a Freguesia e o Concelho têm uma dinâmica própria, com diversas iniciativas a acontecerem em simultâneo, referindo que "temos de cumprir o mandato para o qual fomos eleitos, até ao fim, com o mesmo empenho e trabalho, do primeiro dia até ao último dia".
A Junta de Freguesia agradece a participação dos seguintes grupos:
- Rancho Folclórico Praias do Sado (Baixa Estremadura);
- Rancho Folclórico Luz dos Cadeeiros (Estremadura);
- Rancho Folclórico de Zebreiros (Gondomar);
- Grupo Etnográfico de Danças e Cantares do Minho;
- Rancho Folclórico do Calvário (Algarve).