Na tarde de 5 de junho, a Praça Urbano Tavares Rodrigues, recebeu, inserida no Festival "Sementes", a performance «As Bombas e o Xeneral». Esta atuação foi trazida por uma das mais mais reconhecidas e prestigiadas companhias de teatro de marionetas da Galiza, TANXARINA, fundada em 1983.
Com a atuação dos atores-manipuladores de titeres, Eduardo Rodríguez “Tatán” , Miguel Borines, Andrés Giráldez; e construção de marionetas e cenografia da autoria de Pablo “O Pastor” y Tanxarina Títeres; a encenação foi de Cándido Pazó, com música original de Paco Barreiro; efeitos de som por Manuel Pombal;, os figurinos e adereços foram da responsabilidade de Carlos Alonso e Concha González.
Esta companhia dedica-se a um público infantil, juvenil e familiar. Combina diversas técnicas de manipulação de marionetas com o trabalho do ator/manipulador. Já se apresentou em inúmeros países da Europa e América. Tem também uma intensa atividade formativa. São os responsáveis pelo Festival Internacional de Títeres de Redondela.
Espetáculo onde recriam com silhuetas animadas, música e atores a historia de um general que quer organizar uma guerra. Para isso conta com um arsenal de bombas atómicas. Mas os átomos sabem das intenciones do militar e decidem fugir para um lugar melhor. O general verá assim frustradas as suas intenções. Um espetáculo de total atualidade para consciencializar os mais novos dos danos que provocam as guerras e suas consequências. Um final feliz para uma situação de conflito, no qual também são apresentados os efeitos devastadores de uma guerra.
Presente nesta atuação, que resulta de uma parceria entre a Junta de Freguesia e o Teatro Extremo, esteve o Presidente Luís Palma e a Secretária Anabale Tavares.