Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril 1974 em Almada
Num contexto em que os valores da Liberdade se fazem cada vez mais importantes, festejar abril no seu 50º aniversário, reveste-se de particular relevância. Decorreu meio século sobre o golpe militar que derrubou o regime, tendo como protagonistas muitos militares, entre os quais não podemos deixar de evocar Salgueiro Maia, cuja coragem foi determinante para alcançar o objetivo de nos libertar da ditadura.
Foram inúmeras as conquistas da então jovem democracia – a libertação de presos políticos, o fim da guerra colonial, o fim da censura, a igualdade de direitos, de género, a emancipação da mulher, a possibilidade de eleger os nossos representantes. Nunca esqueceremos os nossos heróis, e nesse sentido urge lutar para que possamos evoluir, mas também manter o que a Liberdade nos trouxe.
Por todo o país, o dia foi efusivamente celebrado, numa manifestação pública sem precedentes. Em Almada, a festa começou no dia 24, com o concerto de Dino d'Santiago, terminando ao som da “Grândola Vila Morena”, cantada por todos os presentes, e culminando com o habitual fogo de artifício.
Na manhã do dia 25 de abril, realizou-se o desfile, com a participação massiva das associações e coletividades de cultura e recreio, sediadas no Concelho, bem como de muitos populares.
Na Praça S. João Batista, juntaram-se os representantes do Poder Local – Presidente da Câmara, Presidentes das Juntas de Freguesia, Vereadores e alguns convidados. Na presença destes, realizou-se o desfile das bandas filarmónicas das principais coletividades e corporações de Bombeiros.
Depois desta cerimónia a população rumou à Praça do M.F.A, onde foram depostas várias coroas de flores junto ao Monumento aos Perseguidos.
Os festejos terminaram com atuação de alguns grupos musicais.