A Freguesia de Laranjeiro Feijó foi palco da edição 2024 do Festival de Música Terras de Santiago, da responsabilidade da Academia de Música de Almada, com o apoio da Junta de Freguesia de Laranjeiro e Feijó.
No passado dia 14 de julho, o Auditório do Poder Local, no Feijó, recebeu o concerto de encerramento com o Projeto Casa Comum Episódio 1, com a participação dos músicos Baltazar Molina, Guilherme Fortunato e Tomás Longo. Os encontros, a família, as histórias e as memórias, deram corpo a um novo objeto criativo, apresentado por estes artistas.
A Casa Comum tem na sua génese um projeto original da Arte das Musas, desafiando músicos de diferentes universos para o desenvolvimento de uma criação realizada a partir do território de Idanha-a-Nova – Unesco Creative City of Music – baseada no cruzamento e contacto com lugares e pessoas, que possa constituir fonte de inspiração ou incentivo para a criação.
O projeto final consiste na soma destes diálogos, memórias, contactos e cruzamentos, da sua relação entre si e com o próprio território onde nasceram. Numa outra perspetiva, criam-se igualmente memórias, que sofrerão, por sai vez, a ação do tempo, mas cujo potencial criativo é igualmente promotor de uma identidade em que todos nos podemos rever, coletiva ou individualmente.
Projeto: Arte das Musas
Estrutura Financiada por: Direcção-Geral das Artes \Ministério da Cultura
Parceria: Município de Idanha-a-Nova \UNESCO Creative City of Music
Iniciativa: Festival de Música Terras de Santiago, edição 2024, realizada pela
Academia de Música de Almada.
Apoio: Junta de Freguesia de Laranjeiro e Feijó