Está concluída, na Alameda Guerra Junqueiro, frente ao Complexo Municipal dos Desportos, no Feijó, a intervenção mural da autoria de Rosarlette Meirelles.
De forma espontânea, esta artista tem vindo a realizar diversas obras que podemos observar em vários lugares do Concelho de Almada.
Este painel, à semelhança de muitos outros por si realizados, remete-nos para as questões ambientais de sobrevivência, frequentemente aliadas à problemática social.
Constituem preocupação da artista o abandono dos mais desfavorecidos, as populações mais pobres, que tentam sobreviver à força dos elementos, os povos nativos que sofrem a hegemonia dos invasores e todos aqueles que pela sua posição social, não têm voz. Esta é uma forma de lhes dar protagonismo, de alertar a própria sociedade para questões que muitas vezes não são objeto de reflexão.
São elementos pictóricos, muito belos, de natureza realista, perfeitamente percetíveis, que nos ajudam a pensar e a valorizar os problemas que nos rodeiam.
Estas intervenções são da responsabilidade da Junta de Freguesia, inseridas num projeto que envolve diversos autores, trabalhos esses que gradualmente vão surgindo nos espaços públicos da Freguesia.
De referir que esta intervenção resultou de uma conversa em contexto de atendimento à população, onde estiveram presentes representantes da administração do condomínio, tendo a Junta de Freguesia acolhido a proposta, assumindo a articulação com a artista no que às condições logísticas, materiais e financeiras diz respeito, de modo a garantir a execução do trabalho, na sequência de outras intervenções efetuadas ao longo da Alameda Guerra Junqueiro.
O nosso profundo agradecimento a Rosarllette Meirelles e a todos os que contribuíram para a sua realização.