Foi apresentado na tarde de quinta feira (7 de maio), na Casa da Cerca, em Almada, o I Congresso Almada.
Com o lema "Pensar o Futuro do Concelho", a iniciativa está a cargo de uma comissão organizadora constituída pelo executivo da Câmara Municipal de Almada, das Juntas de Freguesia e por elementos de todos os partidos com assento na Assembleia Municipal, que visa refletir sobre o futuro de Almada com as populações que nela vivem e trabalham.
A partir de 11 de maio e até 28 de maio, decorrem sessões públicas nas 11 freguesias do concelho onde a participação é aberta e livre a todos que queiram nelas participar.
As sessões nas nossas freguesias decorrem no Laranjeiro no dia 22 de maio, pelas 21h, no Salão do Clube Instrução e Recreio do Laranjeiro, com o tema: Mobilidade, Acessibilidades e Inclusão; e no dia 26 de maio no Feijó, pelas 21h no Auditório da Edificio do Poder Local, sobre a temática da Paisagem, Espaço Público e a Imagem da Cidade.
Estas sessões compreendem a intervenção de representantes dos órgãos do poder local , técnicos e quadros especialistas nas áreas de referência, sendo aberto o debate após este período.
O Congresso realiza-se de 12 a 14 de junho e vai contar com representantes do Poder Local,representantes de Instituições, do Movimento Associativo, Empresários, Comerciantes e outros setores de atividade presentes no Concelho.