No dia 28 de novembro, decorreu na Academia Almadense a homenagem ao Cante Alentejano.
Ao longo do dia, registaram-se várias iniciativas, entre elas o Colóquio que se debruçou sobre as temáticas: "Origens e História do Cante: Uma Perspetiva Antropológica"; "Almada. Destino de Diáspora Alentejana" e "Reconhecimento e Salvaguarda do Cante. Projetos de Futuro".
De assinalar, ainda, a apresentação da Revista "Memória Alentejana", publicação do CEDA - Centro de Estudos Documentais do Alentejo" e a sentida e justa homenagem a Joaquim Afonso, ativista cultural e dinamizador da Associação Grupo Coral Etnográfico "Amigos do Alentejo" do Feijó.
O dia terminou com um espetáculo na sala magna da Academia (lotação esgotada) com a presença de vários grupos de Cante: a Associação Grupo Coral e Etnográfico "Amigos do Alentejo" do Feijó; Grupo Coral Feminino Recordar a Mocidade do CIRL; Associação "Cantadeiras de Essência Alentejana"; Grupo Coral e Etnográfico da Casa do Povo de Serpa; Associação de Cante Alentejano "Os Ganhões" de Castro Verde; e o Grupo Coral Feminino Madrigal de Vila Nova de São Bento.
Almada homenageou assim o Cante Alentejano por ocasião do 1.º aniversário do seu reconhecimento enquanto Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO.