De 9 a 11 de setembro, o Laranjeiro e Feijó, foram "banhados" por um Rio de Contos com histórias apresentadas por ilustres contadores.
Rio de Contos – II Encontro de Narração Oral de Almada, trouxe em 2016, a espaços tão diferentes como a Biblioteca Municipal José Saramago (Feijó), a Praça da Portela (Laranjeiro) ou a Tendinha do Feijó ou ainda o Clube Recreativo de Feijó, uma dezena de contadores de histórias, numa iniciativa da Câmara Municipal de Almada em parceria com a Laredo Associação Cultural, com o apoio da União de Freguesias de Laranjeiro e Feijó, que visa a divulgação e a valorização da narração oral, assim como a promoção do livro e da leitura.
As histórias do Rio de Contos, ouviram-se pelas palavras de Ana Sofia Paiva, António Fontinha, Ana Figueiras, Ana Sofia Godinho,Bru Junça, Carlos Marques, Cláudia Sousa, Cláudia Pulquério, Elsa Serra, Eunice Figueiredo, Jorge Serafim, Luís Barradas, Luísa Gonçalves, Miguel Horta, Vera Batista. Telma Marreiros e Thomas Bakk.
O vasto programa começou no dia 9 de setembro no Clube Recreativo do Feijó com a Tertúlia "Com Alentejo na Língua, marcando presença com o Grupo Coral Etnográfico Amigos do Alentejo, António Policarpo, Francisco Naia, Joaquim Avó e Miguel Horta, tendo como moderador o Presidente da Junta, Luís Palma.
No sábado dia 10 de setembro, o programa começou cedo na Biblioteca Municipal José Saramago, Feijó com Contos através da contadora Bru Junça e contadores da Rede Municipal de Bibliotecas de Almada que leram para bebés e crianças de outras faixas etárias. Ainda neste espaço uma outra iniciativa decorreu na parte da manhã "Toca a Contar!" com Elsa Serra e a equipa de contadores municipais; enquanto que na Tendinha do Feijó decorria o Contar na Rua por Miguel Horta e Thomas Bakk.
Na parte da tarde no Centro Cívico do Feijó - Praça Urbano Tavares Rodrigues, durante a homenagem ao Marinheiro Insubmisso, tivemos um conto por Miguel Horta - Lugre Fantasma, enquanto na Biblioteca Municipal José Saramago, Jorge Serafim apresentava "Contar com livro" e no Clube Recreativo do Feijó, Carlos Marques, Cláudia Sousa e os Contadores da Rede Municipal de Bibliotecas de Almada apresentaram "Contos pela fresca".
Ao fim da tarde, na Biblioteca Municipal José Saramago tivemos "Roda de Contos" por Miguel Horta, Thomas Bakk, Bru Junça e Elsa Serra.
Este dia bem preenchido terminou à noite na Biblioteca Municipal José Saramago com "Cante Conte" por Carlos Marques, Jorge Serafim, Grupo de Cante do Clube Recreativo União Raposense.
No domingo, último dia desta iniciativa, pela manhã, foi tempo dos mais novos na Praça da Portela ouvirem "Contos na Praça" por Elsa Serra, Vera Batista, Cláudia Sousa e os Contadores da Rede Municipal de Bibliotecas de Almada.
Pela tarde tivemos também, na Praça da Portela, Laranjeiro, a Tertúlia "Alentejo na Língua" com Ana Paula Tavares, António Policarpo, António Fontinha e Joaquim Avó, moderado por Maria José Vitorino. Ouviram-se ainda os Pregoeiros da Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos do Laranjeiro e Feijó (ARPILF).
O programa continuou com, o Cante Conto, por Ana Sofia Paiva e Associação das Cantadeiras de Essência Alentejana, terminado esta iniciativa com contadores António Fontinha e Ana Sofia Paiva.
No encerramento desta iniciativa as entidades envolvidas mostravam-se satisfeitas por estes três dias, onde a participação registada e o impacto da realização do evento superou as expetativas.