Completam-se neste mês de fevereiro de 2018, 30 anos do Programa de Desenvolvimento do Xadrez no Município de Almada.
Com esta medida de desenvolvimento do jogo de Xadrez, o mais antigo do País, o Município de Almada foi o primeiro a ter clubes escolares de Xadrez federados e com mais clubes escolares de Xadrez durante vários anos.
Com mais de 18000 alunos e professores envolvidos desde o primeiro ciclo ao ensino superior incluindo o ensino especial, foi com este programa que Almada começou de forma regular a trabalhar o Xadrez com os alunos do 1º Ciclo.
Mas este programa não ficou por aqui e alargou as bases de incidência, estando na vanguarda de levar o xadrez a pessoas com capacidades diferenciadas, o que até ao momento envolveu cerca de 80 alunos e técnicos de 7 instituições do concelho de Almada.
No que diz respeito à implementação mais recente deste programa, destaca-se o Xadrez Sénior, programa que se desenvolve em colaboração com a nossa Junta de Freguesia de Laranjeiro/Feijó, todas as quartas-feiras de manhã, inserido no "Alma Sénior", envolvendo dezenas de participantes.
Todo o programa é possível, porque conta com o apoio do Município de Almada e das Freguesias, quer no aspeto técnico, material, e espaços para prática do jogo.