No sábado dia 7 de março, no âmbito das comemorações do Dia Internacional da Mulher, realizou-se no auditório da Escola Secundária Professor Ruy Luís Gomes a homenagem a Naide Gomes.
A organização foi da responsabilidade da Junta de Freguesia Laranjeiro e Feijó que contou com a presença de muitas entidades oficiais, do Poder Local, do mundo desportivo e associativo, bem como de outros sectores da nossa comunidade.
Nascida em São Tomé e Príncipe em 20 novembro de 1979, Enezenaide do Rosário da Vera Cruz Gomes, conhecida no desporto por Naide Gomes, foi convidada para ser a madrinha da edição 2014/2015 dos Jogos Desportivos de Laranjeiro Feijó.
Este momento importante para a atleta, contou com a presença da Câmara Municipal de Almada, representada pela Vereadora Amélia Pardal, da Câmara Municipal do Seixal, através do Vereador do Desporto José Carlos Gomes, vários elementos do executivo da Junta de Freguesia, do Comité Olímpico de Portugal, pelo seu Presidente José Manuel Constantino, representante do departamento de atletismo do Sporting Clube Portugal, representante da Associação de Coletividades do Concelho de Almada e representantes do Núcleo Desportivo Juvenil do Laranjeiro, do Clube Recreativo do Feijó, do CIRL. da URPICA, da Associação da Comarca de Estarreja e Murtosa, da Associação das Mulheres de São Tomé e um representante do corpo diplomático de São Tomé e Príncipe.
A noite de homenagem a Naide Gomes começou com a atuação surpresa do músico são-tomense Filipe Santo, conterrâneo de Naide Gomes, que em três momentos musicais abrilhantou esta noite tão especial para a homenageada.
O programa da Homenagem continuou com dois momentos diferentes, no primeiro a projeção de um vídeo sobre a história desportiva da homenageada, e num segundo foi possível aos amigos de Naide Gomes que não estando presentes na homenagem, quiseram dar o seu depoimento sobre a atleta, a mulher e a amiga, com destaque para o seu treinador Abreu Matos, o campeão olímpico Nelson Évora (que nesse dia se sagrou campeão europeu de triplo salto em pista coberta), João Correia e o campeão olímpico Carlos Lopes.
Após apresentação destes dois momentos, houve um período de intervenções, sendo a primeira a cargo do presidente da Junta de Laranjeiro e Feijó.
Luís Palma realçou ser "uma justa homenagem" a uma desportista, que "nasceu" na freguesia e depois singrou pelo mundo desportivo atingindo os mais altos lugares em competições nacionais e internacionais, acrescentando ainda que " é enorme o orgulho que temos de ter a Naide Gomes aqui entre nós e ser a madrinha dos Jogos Desportivos, pelo seu exemplo de mulher de valores, um exemplo para os jovens desportistas...".
Antes da intervenção seguinte, foi entregue à Naide Gome uma lembrança que assinala a ocasião por parte da Junta de Freguesia de Laranjeiro Feijó, uma peça feita por Maria David.
Investido da representação do Presidente da Assembleia Municipal de Almada, Luís Palma fez entrega de uma outra lembrança, uma moldura com a cópia do documento que marca a deliberação da Assembleia Municipal de Almada que congratulou a Naide Gomes pelos resultados alcançados.
A intervenção seguinte foi da Vereadora Amélia Pardal da Câmara Municipal de Almada, a qual salientou que a Naide Gomes faz parte de Almada, Almada que é feita de uma variedade cultural de muitos que vieram de várias partes de Portugal, mas também do Mundo e que todos que escolheram Almada para o seu futuro. Num concelho marcado pelo apoio do desporto, elogiou a Naide Gomes como desportista mas também no seu papel de mulher, pelo seu trabalho, pela sua persistência, pela honestidade, mas também fez o elogio a "mulheres com a mãe da Naide, que foram capazes em situações difíceis trazer as suas filhas para aqui, e permitirem que elas tivessem as oportunidades de serem felizes".
O Presidente do Comité Olímpico de Portugal, José Manuel Constantino foi o orador que se seguiu, começando por fazer o elogio da iniciativa da Junta de Freguesia, nas suas palavras "o primeiro que à aqui a distinguir é a Junta de Freguesia de Laranjeiro e Feijó e a Homenagem que organizaram à Naide Gomes".
José Manuel Constantino afirmou " Comité Olímpico de Portugal não poderia estar ausente em tão importante homenagem a uma das melhores atletas nacionais, atleta tão completa que venceu provas combinadas, conquistou as mais importantes competições de atletismo, foi campeã nacional, europeia e mundial", acrescentou que Naide Gomes marcou a sua presença no mundo desportivo com uma " dimensão humana como mulher, como amiga, solidária e humilde", reconhecida pelos que a treinaram, pelos companheiros de pista e todos que contactaram com ela.
Para terminar, a intervenção coube a Naide Gomes que agradeceu muito a homenagem "num momento mesmo feliz da minha carreira", acrescentando que "esta homenagem tem muito sentido para mim... um agradecimento muito especial ao Luís Palma e à sua equipa por esta homenagem que levanta o ego".
Agradeceu e partilhou esta homenagem com a mãe, "sou uma pessoa feliz por te ter como minha mãe...se não fosses tu, nunca chegaria onde cheguei hoje, por isso esta homenagem também é para ti".
A terminar Naide Gomes reforçou o sentimento sobre este dia "foi um dia muito especial e muito emocionante, é bom sentir-me em casa, pois foi no Feijó que comecei...".
A noite terminou com cor e energia, com a atuação de várias classes do Clube Ginástica de Almada que encheram literalmente o palco da homenagem a Naide Gomes e foram efusivamente aplaudidas pelos presentes.