Na quinta feira (21 de maio) realizou-se mais um evento dessas comemorações: o colóquio "O Movimento Paralímpico" .
No auditório do Fórum Romeu Correia em Almada vários agentes desportivos e interessados debateram a problemática do Desporto e da Inclusão.
As honras da abertura couberam ao presidente da Câmara Municipal de Almada, Dr. Joaquim Judas, ao presidente do Comité Paralímpico de Portugal, Dr. Humberto Santos e à Profª. Doutora Clementina Nogueira, presidente do Campus Universitário de Almada do Instituto Piaget que presidiram à sessão de abertura deste colóquio.
O colóquio contou com as comunicações "Desporto e Inclusão" pelo Prof. Doutor Jorge Serrano – Instituto Piaget e "Passos no sentido da paracanoagem" pelo Presidente da Federação Portuguesa de Canoagem.
Após estas duas comunicações foi possível assistir a uma mesa redonda que contou com a participação de Teresa Neves (Natação), Miguel Vieira (Judo), Norberto Mourão (Canoagem) e Carlos Teixeira (Boccia).
Presente neste colóquio esteve também a Junta de Freguesia de Laranjeiro e Feijó através do Presidente Luís Palma.
O Dia Paralímpico continua, sábado dia 23 maio pelas 09h30, no Parque da Paz, com a Marcha e Corrida "Família Paralímpica" um evento que juntará centenas de pessoas, entre as quais atletas de excelência. Esta corrida tem disponíveis dois percursos: a Marcha Verde, de cerca de 1km e acessível a pessoas em cadeiras de rodas e a Corrida Amarela, de cerca de 5km, em estilo trail para os que se sentirem em ótima forma física.
Após a corrida, as atividades continuarão no Complexo Municipal dos Desportos "Cidade de Almada", a partir das 11h00, em que o difícil será escolher qual a modalidade a experimentar: andebol em cadeira de rodas, badminton, basquetebol em cadeira de rodas, boccia, ciclismo, esgrima, goalball, golfe, judo, karaté, lutas amadoras, natação, taekwondo, ténis, ténis de mesa, tiro e voleibol sentado, serão algumas das modalidades presentes.