Após várias ações públicas de diversas entidades e movimentos, nos quais a Junta de Freguesia também foi parte, o Governo apresentou um programa destinado à remoção do amianto nas escolas de todo o país, num valor de 60 milhões de euros, procedentes de verbas comunitárias.
Este programa do Governo pretende retirar este tipo de materiais prejudiciais a saúde em 578 estabelecimentos de ensino em todo o país, incluindo escolas da rede pública da educação pré-escolar, do ensino básico.
Tendo em conta o que foi anunciado pelo Governo, segundo o qual o plano será executado até ao início do próximo ano lectivo, aproveitando o encerramento dos estabelecimentos de ensino devido à pandemia de Covid-19, seria de todo o interesse da Comunidade Educativa conhecer com a devida antecedência a calendarização e os prazos de intervenção.
Contudo, alertamos que o financiamento prevê apenas a remoção do amianto das coberturas dos estabelecimentos de ensino, quanto em muitas destas escolas é impossível fazer uma intervenção ignorando outras áreas cujo estado de degradação exigem obras de requalificação urgentes.
Recorde-se que dos 15 estabelecimentos de ensino localizados em Almada onde o amianto vai ser removido, constam na lista já publicada em Diário da República, a Escola Básica de Alembrança (Feijó), a Escola Básica e Secundária Francisco Simões (Laranjeiro) e a Escola Básica e Secundária António Gedeão (Laranjeiro).