As Juntas de Freguesia de Almada, Cova da Piedade, Pragal e Cacilhas, Caparica e Trafaria, e Laranjeiro e Feijó vão colocar uma ação em tribunal devido ao incumprimento da Câmara Municipal de Almada em relação aos acertos financeiros respeitantes aos contratos interadministrativos e aos acordos de execução entre as partes.
Após várias tentativas por parte das Juntas de Freguesia para concretizar os acertos financeiros, dos vários alertas suportados em relatórios trimestrais enviados para a Câmara Municipal, esta situação não se alterou e a edilidade almadense manteve a ausência de diálogo e não deu qualquer resposta.
Não podendo contemporizar com o incumprimento da Câmara Municipal, num claro prejuízo para as populações, as Juntas de Freguesia irão à via judicial.
As Juntas de Freguesia irão lutar pelo respeito do princípio de aferição anual entre o montante efetivamente transferidos e os montantes realmente investidos pelas Freguesias, considerado a nova realidade existente nos territórios.