A Junta de Freguesia de Laranjeiro e Feijó, reunida em sessão ordinária, no dia 21 de maio de 2024, deliberou atribuir o nome de José Manuel Pereira ao auditório do Edifício do Poder Local/Junta de Freguesia de Feijó, como homenagem e reconhecimento pela sua dedicação ao trabalho autárquico, em particular à Freguesia de Feijó e à sua população.José Manuel Pereira foi o primeiro Presidente da Junta de Freguesia de Feijó.
Nascido em Évoramonte, no Concelho de Estremoz, em 1940, desde cedo estabeleceu a sua vida em Almada, escolhendo o Feijó para residir onde veio mais tarde a desempenhar um papel ativo e relevante.
Militante do Partido Comunista Português, foi operário na Lisnave e imediatamente a seguir ao 25 de Abril de 1974 foi eleito representante dos trabalhadores da sua secção (docas) no conselho geral de trabalhadores, assim como desempenhou a tarefa de delegado sindical dos metalúrgicos da Lisnave, sendo membro da Comissão Sindical.
Trabalhador com grande iniciativa na defesa dos interesses dos trabalhadores, respeitado e reconhecido pela sua ação, integrou a direção do secretariado da célula dos trabalhadores da Lisnave do PCP.
Dedicou considerável parte da sua vida ao Poder Local Democrático, tendo na sua fase inicial sido membro da Junta de Freguesia da Cova de Piedade, membro do primeiro executivo da Junta de Freguesia de Laranjeiro e foi o primeiro Presidente da Junta de Freguesia de Feijó, de 1993 até 2013, durante cinco mandatos consecutivos, sempre integrado nas listas da APU e da CDU. Por inerência de funções, foi durante vinte anos membro da Assembleia Municipal de Almada.
Este período coincidiu com o desenvolvimento e progresso da Freguesia de Feijó, razão que sustentou a criação da Freguesia, luta na qual se envolveu desde sempre. Com o crescimento demográfico do concelho de Almada, o Feijó foi assumindo a sua importância com a instalação de novas zonas habitacionais, industriais e comerciais, mas sobretudo ao nível da obra autárquica da CDU com a construção de escolas, equipamentos desportivos e culturais.
Empenhou-se para que a Junta de Freguesia de Feijó possuísse instalações próprias, o que veio a ser uma realidade no seu penúltimo mandato, quando em 2009 é inaugurado o Edifício do Poder Local ao lado da Biblioteca José Saramago.
Em 2012, esteve fortemente envolvido na luta contra a reorganização administrativa que veio impor a extinção de Freguesias, no que viria a resultar na agregação das Freguesias de Laranjeiro e Feijó.
Mesmo após o término do seu mandato em 2013, nunca deixou de acompanhar a vida da Freguesia, tendo estado ao lado dos autarcas que o sucederam em todo o processo de defesa da construção do Centro de Saúde do Feijó.
José Manuel Pereira deu um exemplar e ativo contributo no desenvolvimento e consolidação do Poder Local Democrático e da sua ação na afirmação e dignificação das autarquias de Freguesia, tendo-lhe sido atribuída a Medalha de Ouro de Mérito e Dedicação do Município de Almada.