A Junta de Freguesia de Laranjeiro e Feijó, passa a integrar o Comité Coordenador do Observatório Internacional de Democracia Participativa, rede criada em 2001.
Dela fazem parte de mais de 500 cidades de todo o mundo, assim como entidades, organizações e centros de investigação diversas organizações internacionais, entre elas o Município de Barcelona (sede da Secretaria Técnica do OIDP) e de Granada (Espanha), de Lille e de Nanterre (França), de Porto Alegre e de São Paulo (Brasil), de La Paz (Bolívia), de Posadas (Argentina), de Estocolmo (Suécia), da Cidade do México (México) e d’ Esch-Sur-Alzette (Luxemburgo).
O OIDP afirma-se como um espaço de intercâmbio de experiências de democracia participativa. O OIDP possui um "banco" no qual as experiências inovadoras no campo da democracia participativa desenvolvidas pelos membros do OIDP são partilhadas, realizando-se anualmente uma Conferência internacional sobre a participação nas democracias locais e facilitar o intercâmbio de conhecimento entre os projetos das distintas cidades.
A participação da Junta de Freguesia de Laranjeiro e Feijó nesta rede, surge na sequência do trabalho de Democracia Participativa já desenvolvido ao longo do mandato, como é exemplo a transformação de todas as reuniões do executivo em sessões públicas abertas à população, estando o mesmo órgão a ponderar a realização de outras iniciativas com vista ao estímulo da participação dos cidadãos na vida local.
A Junta de Freguesia de Laranjeiro e Feijó aderiu a esta rede em setembro de 2014.