Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Almada foram distinguidos com o selo de «Qualidade Exemplar de Água para Consumo Humano», na 9.ª edição da Expo Conferência da Água, realizada a 19 de novembro, em Lisboa.
Este reconhecimento é atribuído às entidades que asseguraram o cumprimento de critérios mais exigentes do que a legislação setorial, nomeadamente:
- a realização do número total de análises definidas no programa de controlo de qualidade da água aprovado;
- o cumprimento dos valores paramétricos igual ou superior de 99 por cento, de controlo de rotina e de todos os valores de cheiro e sabor;
- um valor igual ou superior a 50 pontos no índice de conhecimento infraestrutural e de gestão patrimonial calculado pelo regulador. Os selos distinguiram nesta edição um total de 74 entidades gestoras de abastecimento de água, que encheram o palco do Centro de Congressos do LNEC.
A Expo Conferência da Água realiza-se anualmente e tem como objetivo «identificar, premiar e divulgar casos portugueses de referência relativos à qualidade dos serviços de abastecimento público de água, saneamento de águas residuais urbanas e gestão de resíduos urbanos, contribuindo para a melhoria da qualidade do serviço prestado aos cidadãos».
É organizado pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos em parceria com o jornal Água&Ambiente e conta ainda com a colaboração da Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas, da Associação Portuguesa de Engenharia Sanitária e Ambiental, da Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos e do Laboratório Nacional de Engenharia Civil.