Laranjeiro
- Morada: Terreiro João de Barros 22-C
2810-232 Almada - Tel: + 351 212 509 570
(chamada para a rede fixa nacional) - Email: geral@jflaranjeirofeijo.pt
Local: Auditório Fernando Lopes Graça, Fórum Romeu Correia (Praça da Liberdade, Almada)
No âmbito das comemorações do seu 65.º aniversário, os SMAS de Almada lançam o livro "História da Água e Saneamento em Almada", da autoria dos historiador e investigador Almadenses Alexandre Flores e António Policarpo.
A água potável, elemento vital, bem indispensável à vida. As vicissitudes no abastecimento de água à "vila e seus arrabaldes", memórias coletivas "de elos de solidariedade e de conflitualidades vividas pela comunidade". Histórias que se cruzam com o quotidiano junto dos elementos de património arquitetónico da água na cidade - "chafarizes, fontes e minas". O aumento da população e a industrialização, os estudos, projetos e obras realizados pela Câmara Municipal de Almada, a evolução, implementação e generalização da rede de abastecimento de água ao domicílio.
Venha conhecer a obra de pesquisa histórica, um importante trabalho que neste primeiro volume – "das Origens à criação dos Serviços Municipalizados de Água (SMA): contributos" - retrata o gratificante percurso dos Almadense no acesso à água, até 1951, ano em que entram em funcionamento os SMAS de Almada.
PROGRAMA
16h30 | Saudação
Joaquim Judas
Presidente da Câmara Municipal de Almada
16h45 | Apresentação do livro
João Cosme
Professor Doutor Docente da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
17h00 | Testemunho dos autores
António Policarpo, Investigador
Alexandre Flores, Bibliotecário e Historiador
17h30 | Intervenção
José Gonçalves
Presidente do Conselho de Administração dos SMAS de Almada
Sessão de autógrafos
Beberete