Laranjeiro
- Morada: Terreiro João de Barros 22-C
2810-232 Almada - Tel: + 351 212 509 570
(chamada para a rede fixa nacional) - Email: geral@jflaranjeirofeijo.pt
Acesso livre.
A Casa da Cerca, atual guardiã deste património artístico concelhio, une-se à Associação Cultural O Mundo do Espectáculo na tarefa de o dar a conhecer.
No âmbito do projeto Arte Pública de Almada – ciclo de atividades de mediação artística destinado ao público sénior que tem com sucesso vindo a ser desenvolvido pela ACOME – a Casa da Cerca acolhe a artista Virgínia Fróis, autora de significativa obra pública no concelho. Uma escultora que, em conjunto com muitos outros, manifesta no seu trabalho a maturidade do programa almadense de arte pública: o monumento como expressão de valores universais intimamente ligados aos pressupostos ideológicos de Abril, expressos através de conceitos transversais a toda a Humanidade. Sítio (2001), enquadrado na iniciativa autárquica de celebração através da arte dos 25 anos do Poder Local Democrático, e Monumento ao Associativismo Popular (1994), a conhecer melhor no próximo dia 22 de Março, revelam génese no mesmo ideário, assente na dinâmica participativa, diálogo e memória.
Pela primeira vez, existe a oportunidade de, num espaço incontornável à atividade cultural do concelho, assistir a um momento de convergência de propósitos de divulgação do conhecimento acerca de tão importante herança, que eterniza no espaço público as temáticas que coletivamente se mantêm vivas.
Parcerias: Câmara Municipal de Almada | Centro de Arqueologia de Almada
Apoio: DGARTES | República Portuguesa Cultura | União de Freguesias Laranjeiro e Feijó | União de Freguesias de Charneca e Sobreda | Usalma | ASDL